Se o trabalho de um Administrador fosse só gerenciar, o CEO e o gerente da sua equipe ganhariam o mesmo salário. Mas a questão aqui não é o quanto cada um deles trabalha, e sim como eles quebram a cabeça para cumprir com suas tarefas. É aqui que a maioria das pessoas confunde o Cargo com a Função.
Já lhe aconteceu de ver alguém em uma posição de gerência operacional se autodenominar o administrador da empresa? Na teoria, e principalmente na prática do dia a dia, a coisa não funciona bem assim.
Para deixar as coisas mais claras, a diferença está na perspectiva de cada um deles.
O Administrador é a pessoa com pensamento estratégico e sistêmico que está mais focado em enxergar o todo da organização, se preocupando com a Missão e a Visão dela. O trabalho dele é projetar o futuro do negócio, enquanto lida com o que acontece dentro e fora da organização, para desenvolver estratégias de crescimento no longo prazo.
O Gerente, por sua vez, está mais preocupado com o agora e se a operação dentro do seu setor está sendo eficiente ou não, preocupado em como usar os recursos disponíveis (sejam eles tempo, espaço, dinheiro) da melhor forma possível, inclusive utilizando as habilidades da sua equipe, para poder entregar as coisas com o mínimo de desperdício.
Você consegue perceber a diferença entre eles? O Administrador está mais preocupado com "para onde vamos", enquanto o Gerente está mais concentrado em "como nós vamos chegar lá hoje".
O administrador tem uma responsabilidade maior por causa das decisões dele, que vão impactar a empresa como um todo e não um único setor, como acontece com o gerente.
Vamos imaginar que o gerente cometa um erro: ele deu uma ordem errada que acabou atrasando algumas horas a entrega de um produto. Isso vai gerar um impacto maior no setor que ele está gerenciando e na equipe dele.
O impacto vai chegar em outros setores na empresa, mas não vai impactar tanto a empresa no geral como aconteceria se o administrador aqui tivesse tomado uma decisão errada sobre como produzir as coisas na empresa.
Se o administrador tivesse cometido um erro na hora de dar uma ordem, ele poderia impactar a empresa inteira, porque todos os setores ali iriam sofrer bem mais. E isso poderia levar a efeitos até mais graves, podendo causar muitos prejuízos financeiros ou até mesmo correr o risco de fazer a empresa fechar as portas.
É por isso que o trabalho do administrador tem esse valor agregado ao serviço que ele presta. Ele está assumindo a responsabilidade por todo mundo ali dentro. O administrador tem que ter muito cuidado no planejamento dele, saber de fato o que ele está fazendo para poder tomar boas decisões, minimizar ao máximo os riscos e evitar prejuízos.
Não é só ele ou a equipe de um setor que será prejudicado por uma decisão errada dele. É a empresa como um todo.
"Ah, mas isso é só para a empresa grande? Isso não tem nada a ver com negócio pequeno ali como acontece comigo? Isso daí é para quem tem uma equipe grandona."
Pois bem, vamos pensar em uma loja de doces. Você é o dono e cuida da parte burocrática das vendas, do que fazer e quanto fazer. Enfim, você cuida da parte estratégica. Você tem um ajudante que produz os doces e dá apoio na hora H. Ou seja, ele é responsável pela operação.
Digamos que o seu ajudante errou o ponto dos doces, o ponto da massa em um dia. Isso pode gerar um prejuízo naquelas vendas, porque alguns doces não ficaram tão bons. Mas não é algo que vai acabar com o seu negócio.
Ao contrário de você, enquanto dono, que poderia dar uma fórmula de produção que o doce não fica no ponto certo. Aí, sim, você vai ter um prejuízo ao longo do tempo, porque não vai estar entregando o produto certo, do jeito que o cliente espera.
Com isso, eu quero dizer que independentemente do negócio ser pequeno ou grande, se tem duas ou mais pessoas trabalhando para o mesmo objetivo (ou seja, quando temos uma organização formada, seja ela pública, privada ou ONG) tem que ter um líder para assumir a responsabilidade por todo mundo e guiar e liderar todo mundo para atingir os objetivos da organização.
Antes de continuar, eu quero deixar uma coisa bem clara: eu não estou aqui para dizer que um é mais ou menos importante que o outro, porque todos eles são importantes.
O administrador vai tomar as decisões de longo prazo, ter a visão do negócio e fazer as estratégias. Os setores intermediários, onde ficam os gerentes, vão ver como as coisas acontecem mais no curto e médio prazo, como é que vai organizar a equipe com base nas metas do administrador. E o gerente vai guiar a equipe, ali no dia a dia mesmo, para poder pôr em prática os planos.
Todo mundo tem a sua importância dentro de uma organização. Nenhum é mais ou menos importante que o outro quando a gente está falando em fazer as coisas funcionarem hoje e desenvolver estratégias para continuar funcionando amanhã também.
O que eu quero dizer aqui é que uns vão ter mais responsabilidade que os outros. Vai depender de o quanto as decisões de cada um vai impactar dentro do negócio. E isso vai fazer com que algumas decisões tenham mais impactos dentro do negócio e outras em partes específicas dele.
As decisões do gerente vão ter impacto direto no dia a dia da empresa e nos setores mais específicos, enquanto o administrador vai ter mais impacto em geral na organização, tanto no dia a dia, mas principalmente no futuro e nos próximos passos que vão nortear o trabalho das equipes.
A diferença entre esses dois profissionais é justamente essa: um vai ter mais peso para carregar que o outro, mas todos são importantes nas organizações.