Vivemos em uma época onde o "saber" está a um clique de distância. Com o conhecimento disseminado pela tecnologia e qualquer habilidade técnica sendo cada vez mais acessível, o que realmente vai fazer você se destacar da concorrência e crescer na vida? A resposta pode estar em uma sigla de três letras.
Basicamente, a teoria do CHA defende que a competência profissional não é uma coisa só, mas sim a soma de três pilares:
Conhecimento: aquilo que você estuda e aprende (o saber teórico).
Habilidade: o que você sabe fazer na prática (o saber fazer).
Atitude: a sua disposição em tomar iniciativa (o querer fazer).
Para entender isso, vamos para o asfalto:
Quando você aprendeu a andar de bicicleta, talvez você não tenha simplesmente subido nela e saiu pedalando (e se fez isso, parabéns pela coragem).
Geralmente, aprendemos o que é o pedal, o freio e o guidão (Conhecimento). A partir daí, ainda com rodinhas, começamos a praticar e praticar (Habilidade), até que as rodinhas são tiradas e tomamos a coragem de ir sozinhos (Atitude).
Levamos algumas quedas, mas levantamos e tentamos de novo. Depois que pegamos o jeito, vamos arriscando algumas manobras (eu parei na parte em que aprendi a ficar equilibrado, mas você entendeu).
Esse é o cenário ideal: você aprende, pratica e faz.
Porém, na vida profissional, você já deve ter imaginado que…
Essa teoria surgiu com o psicólogo e professor David McClelland na década de 1970. Ele observou que ter um diploma ou inteligência acima da média não garantia que o indivíduo seria um bom profissional.
Hoje isso parece óbvio, mas temos que lembrar que, naquele período, o "Conhecimento" (o diploma na parede) era muito valorizado, e quem tivesse um, teria destaque.
Atualmente, a internet democratizou o acesso à informação. Saber a teoria ficou barato. Por isso, as organizações passaram a dar mais valor para outros dois componentes do CHA: a Habilidade e, principalmente, a Atitude.
Voltando à nossa bicicleta, o mercado está cheio de gente que conhece o manual da bicicleta (tem Conhecimento), mas morre de medo de tirar as rodinhas (falta Atitude).
Olhando para um empreendedor (afinal, você está num site de Administração), ele pode abrir uma empresa sem ter cursado 4 anos de ADM.
Ele pode ter habilidades para vender bastante, e atitude de correr atrás de tudo que for preciso para abrir seu próprio negócio, até mesmo do conhecimento que ainda lhe falta.
De forma parecida, você pode ter feito o curso e, ainda assim, não abrir empresa nenhuma, não saber analisar uma DRE ou ERP de uma empresa e, pior ainda, não construir nenhuma carreira com esse conhecimento.
Dado esses exemplos, podemos ver que o conhecimento é importante, mas pode ser adquirido em qualquer momento. A pessoa já pode “ter nascido” com aquela habilidade, mas também pode adquirir ela.
Sobra algo que faz tudo isso funcionar, e que também pode atrair essas coisas: a atitude. É ela que te faz correr atrás do conhecimento que falta e da habilidade que você ainda não tem.
Aqui vai um “diagnóstico” rápido para você. Pense no curso que você deseja ou já escolheu, pense no trabalho que almeja, nos projetos que tem em mente, e veja onde você está agora:
Se você quer fazer, mas não sabe por onde começar, falta Conhecimento.
Se você sabe o que fazer, tenta fazer, mas sai tudo errado, falta Habilidade.
Se você sabe o que fazer e como fazer, mas não faz, falta Atitude (e/ou dinheiro).
“Agora já sei o que me falta, e agora?”
Agora eu posso sugerir alguns caminhos que você pode seguir e também algumas plataformas que uso (e que aceito patrocínio futuro):
Para ganhar Conhecimento:
O próprio YouTube está cheio de canais onde você pode aprender o que quiser, inclusive o próprio Decifra ADM tem um canal que você pode gostar.
Tem aplicativos de leitura como o Skeelo que tem livros grátis, e você ainda pode acumular pontos lendo esses livros e trocar por outros.
Para ganhar Habilidade:
Sites com cursos grátis não faltam, ou que os preços são mais acessíveis, e tem até aqueles que oferecem certificados no final. Um deles é o Sebrae Play, com boas opções para a área de negócios.
E como estamos em um mundo cada vez mais tecnológico, tem o site Curso em Vídeo com vários cursos grátis, e você só paga o certificado se quiser, é claro.
Para ganhar Atitude:
Aqui eu não tenho muito o que dizer, essa parte é contigo!
Falei brincando e falei sério também: atitude é você querer começar, levantar da cama e fazer o que precisa ser feito. E se você tem dificuldades para fazer isso, vale consultar um profissional de saúde para avaliar o seu caso.
Apesar de ser mais comum na área de Recursos Humanos, a teoria do CHA pode ser usada para avaliar o que temos e o que nos falta na hora de buscar nossas metas.
Espero que você tenha entendido e, se ficou alguma dúvida, basta alguns cliques ou pesquisa de voz para se aprofundar mais no assunto, e se quiser debater sobre isso, para concordar e discordar, confira as minhas redes sociais que estarei a postos, principalmente no Instagram.